Rio de Janeiro, março 2019 – Em celebração aos 50 anos da chegada do homem à Lua, a bordo da missão espacial Apollo 11, o Rio Design Barra realiza, em março, a segunda edição do NASA Science Days. Este ano, o evento educativo desenvolvido pelo grupo Ancar Ivanhoe irá rodar o Brasil em cinco shoppings da rede e reunir pela primeira vez as agências espaciais NASA, Agência Espacial Brasileira (AEB), Agência Espacial Europeia (ESA) e a Fundação Astronauta Ian Ramon parceira da Agência Espacial Israelense (ISA) para levar crianças e adultos às palestras inéditas, oficinas interativas e exposição de artigos históricos sobre a memória aeroespacial.

Inspirado no Dia do Espaço da Flórida, o evento tem como propósito educar e sensibilizar jovens, pais e educadores sobre a importância da ciência e tecnologia. Ao longo do evento, serão oferecidas oficinas interativas, palestras com profissionais das agências espaciais parceiras e exposição de artigos históricos e raros da memória aeroespacial da NASA. Com o intuito de fomentar o empreendedorismo e estimular iniciativas no setor, o Science Days vai contar ainda com uma área para expor 10 projetos inovadores de estudantes das escolas e universidades da região abordando temas como robótica e tecnologia. A curadoria de todas as atividades será realizada em parceria com a NASA.

A primeira cidade a receber o evento será o Rio de Janeiro, no shopping Rio Design Barra, nos dias 16 e 17 de março. Logo depois será a vez de São Paulo sediar no Shopping Eldorado, de 19 a 20, seguido da capital cearense, no North Shopping Fortaleza, entre os dias 23 e 24. O evento segue então para a capital gaúcha, de 27 a 28, no Iguatemi Porto Alegre, e finaliza em Brasília, no Shopping Conjunto Nacional, de 30 a 31 de março.
Para participar das atrações do Rio Design Barra, North Shopping Fortaleza, Eldorado e Conjunto Nacional, como palestras e oficinas, é preciso baixar o aplicativo do shopping na App Store ou Play Store e preencher o formulário de inscrição, disponível uma semana antes do evento. Todas as atrações são gratuitas e, com exceção da Exposição NASA, possuem número limitado de vagas disponíveis.

Palestras

As palestras do Science Days 2019 serão conduzidas por participantes renomados das quatro agências espaciais e de instituições ligadas ao Kennedy Space Center, porto espacial de lançamento da NASA.

No Rio de Janeiro, entre os confirmados estão Michael Conroy, chefe de modelagem e simulações de constelações da Florida Space Institute e Martin Mössler, diretor-geral da Agência Espacial Europeia, que se apresentam pela primeira vez no país. Além de Jefferson Michaellis, Diretor de Educação Espacial do Kennedy Space Center International Academy e Vinicius Fantuchi, engenheiro responsável pelos programas educacionais entre Brasil-EUA da Kennedy Space Center International Academy. Por fim, Nadia Sacenco, analista em Ciência e Tecnologia da Agência Espacial Brasileira e coordenadora adjunta e master trainer do Programa GLOBE no Brasil – um projeto de ciência cidadã e inclusão científica – completa o quadro de palestrantes.

Já em São Paulo, o evento vai contar também com Nayana Bretas, diretora da ONG Criacidade; João Paulo Guerra Barreira, menino de sete anos considerado o mais novo brasileiro a receber um prêmio NASA com o texto do seu primeiro bilíngue NO MUNDO DA LUA E DOS PLANETAS e o youtuber, desenvolvedor e professor de programação, Tateus Bionic. Além do Marco Antônio Vieira, coordenador da unidade regional de Natal da AEB e Gabe Gabrielle, engenheiro da NASA, que vai contar sobre a sua trajetória profissional que começou como chapeiro no McDonald’s.

Em Fortaleza, terceira cidade a receber o evento, é a vez do palestrante Alex Greutman, Engenheiro de Integração de Sistemas da NASA subir ao palco para contar suas experiências com a missão espacial OR1ON, além das apresentações do Jefferson e Vinicius. O time vai ganhar ainda o reforço do Elielton Alves, gerente administrativo do Centro Vocacional Tecnológico Espacial da AEB em um bate-papo sobre a logística operacional para o lançamento de um foguete.

Em Porto Alegre, Jefferson e Vinicius ganham a companhia do Dr. Gary Stutte do Laboratório Espacial do Kennedy Space Center; Jim Christensen, diretor executivo da Fundação Buzz Aldrin Share Space e Ruth Muniz, estagiária do Programa GLOBE, uma parceria entre a NASA e AEB. Por fim, em Brasília, Maya Golan, diretora de Educação Espacial da Agência Espacial Israelense (ISA) e Nadia Sacenco complementam o quadro de palestrantes.

Entre os temas abordados está o desenvolvimento da próxima geração de educadores, inovadores e empreendedores globais, o impacto sobre as agências espaciais no planeta Terra, o futuro da ciência e tecnologia, além das experiências e vivências de quem trabalha em uma das principais agências espaciais do mundo: a NASA.

Atrações

E para poder vivenciar o sonho de ir para o espaço, os jovens vão contar com diversas oficinas e atividades desenvolvidas pela NASA e pela AEB a partir das 14h, no Pavilhão NASA. Dentre as atrações disponíveis, os participantes poderão pilotar rovers – veículos de exploração espacial – em ambiente que simula a superfície de um asteroide e montar o seu primeiro robô espacial. A atividade chamada ‘My first Rover” busca ensinar a importância do trabalho em equipe ao montar o modelo Curiosity, utilizado na missão exploratória à Marte.
Outra atividade disponível no espaço é a oficina de dobraduras do Programa Espacial Brasileiro. Nela, os participantes vão passar pelo processo de recortar, colar, montar os foguetes, satélites e sondas desenvolvidas no Brasil enquanto conhecem a história o programa brasileiro de uma forma lúdica.

Nas oficinas, as crianças e adolescentes ainda irão desenvolver projetos de robótica e programação através dos fundamentos do programa espacial STEAM, que envolve Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
O evento ainda traz uma exposição de itens raríssimos utilizados em expedições da agência espacial americana, além de prêmios, documentos e fotos históricas exibidas para o público brasileiro pela primeira vez. Dentre os artigos expostos estão o manual de voo do ônibus espacial da missão STS-14, painéis do experimento da missão do ônibus espacial STS-63 utilizados para montar o protótipo do robô Charlote na Estação Espacial Internacional (ISS), o eletrocardiograma utilizado na Apollo 11, a placa de circuito da missão AS-208 Skylab, um modelo em escala do foguete Mercury Redstone e Saturn V, o vinil comemorativo “First Man on the Moon”, entre outros artigos.

Uma cabine de fotos também vai ficar disponível para toda a família poder registrar o momento ao lado de um astronauta de 1,5 metro e compartilhar com os amigos.

Expositores

No Science Days 2019 também haverá uma área para jovens expositores apresentarem seus trabalhos de robótica e ciência. Para participar, os estudantes devem inscrever seus projetos na seleção realizada pelas instituições regionais parceiras do shopping. No Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, a Junior Achievement será a ONG responsável pela preleção. Já em Fortaleza e São Paulo, a escolha dos projetos será realizada em parceria com a própria NASA.

Programação NASA Science Days no Rio Design Barra:

Palestras

● 13h às 14:45h – Células Tronco com R-CRIO
● 14h às 14:45h – Agência Espacial Europeia e Inovação – Com Martin Mössler (Em inglês, com tradução simultânea)
● 15:15h às 15:45h – Plataforma Espaço, Educação e Tecnologia (Programa E2T) – Com Nádia Bandeira Sacenco Kornijezuk
● 16:15h às 17h – 35 anos na NASA – Com Michael Conroy (Em inglês, com tradução simultânea)
● 17:30h às 18:15h – OR1ON SPACE – Desenvolvendo a próxima geração de educadores, inovadores e empreendedores globais – Com Jefferson Michaelis
● 18:45h às 19:30h – Asteroid Mission – Com Vinícius Fantuchi

Oficinas (faixa etária: 7 a 12 anos) – 13h às 20h

● 13h às 14h e 15:40 às 16:40 – Oficina de dobraduras – Programa espacial Brasileiro com Agência Espacial Brasileira
● 14h às 14:30h e 14:40h às 15:10h – Oficina de montagem do Curiosity (Rover) com equipe NASA
● 17h às 17:30h e 17:50h às 18:20h – Missões espaciais com a escola Miraflores – Em ambientes que simulam o espaço, as crianças irão codificar os robôs para realizar uma missão espacial, como encontrar um astronauta perdido.
● 18:50h às 19:20h e 19:30h às 20h – Jogo de tabuleiro humano com a R-CRIO Game Oficina
● 14h às 20h – Brincando com Inovação e Tecnologia com a loja Reserva – Sessões de 50 minutos

Atividade para todas as idades

● 14h às 20h – Programação envolvendo realidade virtual com a R-CRIO

Exposição

● 14h às 20h – Exposição de artefatos da história aeroespacial. Turmas de 30 em 30 minutos, com acompanhamento de uma equipe da NASA.
Também deve ser agendada pelo aplicativo

Projetos de expositores convidados

● 10h às 20h – Exposição de projetos de alunos convidados com curadoria da Junior Achievement

Rio Design Barra realiza segunda edição do Science Days

Local: Rio Design Barra – Praça de Eventos – Av. das Américas, 7777 – Barra da Tijuca
Data: 16 (sábado) e 17 (domingo) de março de 2019
Horário: 10h às 22h
Para todas as atividades, é necessário agendamento prévio pelo aplicativo do shopping, disponível na Apple Store e Play Store.

Previous post

Dicas de baladas para sua night na Barra da Tijuca

Next post

Cidade das Artes recebe residentes do Centro Coreográfico do Rio