Com o mote: “Se não for agora, quando? Se não formos nós, quem? ”, o Downtown recebe edição especial da Feira Vida Liberta. Celebrando a Semana do Meio Ambiente, de 6 a 8 de junho, o evento vai apresentar ações reais que podem fazer parte do dia a dia e que vão ajudar a alcançar as metas de desenvolvimento sustentável, propostas pela ONU na agenda até 2030. Esta edição vai mostrar que pequenos gestos impactam muito, e que saúde e sustentabilidade podem andar de mãos dadas com a diversão.

Durante os três dias de evento, os visitantes vão encontrar produtos de alimentação saudável, gastronomia inclusiva, produtos sustentáveis feitos de bambu, algodão, sem testes em animais e desenvolvidos por pequenos produtores. A programação também inclui meditação, yoga, flash tattoo e palestras.

Para incentivar ainda mais o cuidado com o meio ambiente, os expositores mais sustentáveis serão premiados. A escolha dos vencedores é auditada pela Simbiose EcoSoluções que avalia critérios como sustentabilidade da produção, embalagens, logística reversa, entre outros.

A feira tem entrada gratuita e acontece das 13h às 21h. Como já é tradição, o evento é para toda a família, incluindo os pets.

Vida Liberta e metas de desenvolvimento sustentável propostas pela ONU na agenda até 2030

No objetivo 2 da lista da ONU está a melhoria da nutrição e a promoção da agricultura sustentável. E para falar sobre o tema, entre os palestrantes desta edição da Vida Liberta, está Clarissa Taguchi da Pancs Brasil. Ela foi uma das principais Traders de orgânicos do país e, atualmente, se dedica ao cultivo e divulgação das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) nas receitas.

O objetivo 12 da Agenda, pede-se a implementação de padrões de produção e de consumo sustentável considerando que a população global deve chegar a 9,6 bilhões de pessoas até 2050. O equivalente a três planetas que seriam necessários para prover os recursos naturais necessários para sustentar os estilos de vida atuais. Na Vida Liberta, existe a proposta da implementação de novos padrões de comportamento. A empresa Simbiose EcoSoluções certifica, instrui e avalia as práticas dos expositores dentro da sustentabilidade e todo material descartado na feira é reciclado. Eles recebem uma cartilha de procedimentos ecológicos e os que se destacam na redução de resíduos e boas práticas ambientais ganham uma premiação em dinheiro.

A campanha contra o uso de plástico em descartáveis atende o objetivo 14 – conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Para atender o objetivo 16 – promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável – a organização da feira vem investido em palestras sobre novas formas de comportamento com mais diálogo e mais esclarecimento, meditação coletiva em todas as edições do evento e doação de alimentos e agasalhos para os projetos Arrastão de Luz, que atende moradores de rua, e Casa de Fraternidade Francisco de Assis.

Atividades gratuitas:

Palestra – Clarissa Taguchi (Pancs Brasil) – Ativismo ambiental pelo consumo de Orgânicos e PANCs

Alex Motta Cardoso (Advogado Escritório Cindra/Cardoso) – Direito Ambiental e o Consumidor

Atividades pagas:

Flash Tattoo com Zero21 Tattoo Studio
Massagem;
Terapias

Apoio: Downtown – Simbiose EcoSoluções – Zero21 Tattoo Studio – Entre Pegadas
Realização: Vida Liberta

Shopping Downtown recebe edição especial da Feira Vida Liberta

Feira Vida Liberta Semana do Meio Ambiente no Downtown
Endereço: Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca
Data: 06, 07 e 08 de junho de 2019
Horário: das 13h às 21h
Entrada franca
Outras informações: www.downtown.com.br

 

Previous post

Felipe Guga assina o romantismo no Recreio Shopping

Next post

Perinatal Barra celebra aniversário de 10 anos