Adquirir um imóvel em um bairro planejado significa ter infraestrutura, segurança, conforto, praticidade, lazer e arquitetura integrada ao cenário. Para quem reside ou deseja mudar para a cidade do Rio de Janeiro, o bairro da Barra da Tijuca reúne um grande número de empreendimentos que atendem a todos esses requisitos.

Desde o início do século passado, o modelo de bairro planejado passou por diversas transformações. No Brasil, o pioneiro no estilo foi o Jardim América, em São Paulo. Seguindo o que hoje é muito mais do que uma tendência, mas uma prioridade para quem busca por qualidade de vida, a Barra da Tijuca desponta como uma região que mescla planejamento, sustentabilidade e design arrojado em suas construções.

Com uma área total de 165,59 quilômetros quadrados, o bairro tem tamanho equivalente ao da cidade de Miami, na Flórida (EUA). Possui, ao todo, 27,3 quilômetros de praias oceânicas, sendo as maiores a praia da Barra de Tijuca e a praia da Reserva. Com toda essa amplitude, o planejamento urbano da região foi primordial para um crescimento harmônico. Como sonhava seu principal idealizador, o arquiteto, urbanista e professor Lúcio Costa, o bairro se transformou em um grande polo comercial, empresarial e residencial.

Entre os recentes empreendimentos do bairro que unem infraestrutura, segurança, conforto, praticidade, lazer e design inovador está o Riserva Golf, da RJZ Cyrela. É ainda o primeiro residencial do Brasil com pré-certificação pelo Leadership in Energy and Environmental Design, selo ecológico de maior reconhecimento internacional. São mais 31 mil m² de terreno, com amplas áreas de lazer integradas a um primoroso paisagismo com espécies nativas e um projeto arquitetônico capaz levar a natureza para dentro de cada apartamento. A fachada, em pele de vidro e mármore, proporciona a sensação de levitar sobre uma paisagem única. O pórtico de entrada, tem inspiração na arquitetura contemporânea de grandes ícones internacionais.

Outras construções da Barra da Tijuca também se destacam por seus projetos que podem ser considerados obras de arte da arquitetura como a Cidade das Artes, Shopping Village Mall, o Centro Empresarial Le Monde e o Hospital Sarah Kubitschek.

Arte e design

Saindo do design arquitetônico e indo para peças de decoração cheias de estilo e obras de arte, a região da Barra da Tijuca reúne um importante circuito de ateliers. Entre eles, o Atelier Leila Aguiar, onde podem ser encontradas peças elaboradas com técnicas que exploram cores vibrantes e combinações harmônicas. A artista pinta tecidos exclusivos à mão para sofás, painéis, colchas, almofadas ou bolsas. Outro destaque é o Atelier Casa Sete. Cercado pela natureza, há o que se admirar tanto por fora, quanto por dentro. A artista Clea Lima se inspirou na mata nativa para expor suas peças em cerâmica, como utilitários, esculturas, bonecas e outros artigos.

Para quem está em busca de peças de decoração, o destino é o Casa Shopping, que foi totalmente modernizado.
Já para quem deseja conhecer belas peças da arte popular brasileira, a indicação é uma visita a Casa do Pontal, com um imenso acervo, resultado de 40 anos de pesquisas e viagens do designer francês Jacques Van de Beuque em terras brasileiras. A Casa do Pontal está instalada em um sítio com 5 mil metros quadrados e reúne obras que representam a cultura de diferentes pontos do país. Além disso, o museu foi projetado com amplos jardins, unindo arte e natureza.

Previous post

Teatro dos Grandes Atores apresenta 'O Arraiá do Sítio do Picapau Amarelo'

Next post

Grand Hyatt Wine Club celebra produção da América do Sul e homenageia Villa-Lobos