Search Day Night
As melhores adegas e degustações de vinhos na Barra da Tijuca

As melhores adegas e degustações de vinhos na Barra da Tijuca

Se você é um apreciador de vinhos, então prepare-se para conhecer as melhores adegas, bares, restaurantes e degustações de vinhos da Barra da Tijuca, para que possa fazer suas compras e aproveitar as diversas promoções e as melhores ofertas disponíveis!

Atualizado em março 11th, 2023 at 02:39 pm

Se você é um apreciador de vinhos, então prepare-se para conhecer as melhores adegas e degustações de vinhos da Barra da Tijuca

O vinho é uma bebida com uma história rica, atravessando séculos e culturas. Dos gregos antigos aos conhecedores modernos, o vinho tem sido apreciado por seus sabores e aromas únicos, proporcionando uma fuga do comum. Explorar as vinícolas pode ser uma experiência agradável, oferecendo a chance de provar diferentes variedades e aprender sobre o processo de vinificação. Quer seja um novato ou um entusiasta experiente, vamos embarcar numa viagem ao mundo do vinho!

Degustando vinhos na Barra da Tijuca

Considerado um dos melhores bairros para se morar na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca também é um efervescente espaço comercial conectado aos principais pontos da capital fluminense pelo metrô, pela Autoestrada Lagoa-Barra e pela Linha Amarela, principalmente.

Mas o charmoso bairro também tem numerosos restaurantes, bares e locais para lazer. Em outras palavras, é um excelente local para se saborear uma taça de vinho! Vinho também é um dos melhores presentes que você pode dar a quem ama… e a Barra tem diversas lojas que oferecem toda a variedade de vinhos brasileiros e importados.

“A Barra da Tijuca tem diversas lojas que oferecem toda a variedade de vinhos brasileiros e importados”

Listamos lugares especializados nessa saudável e estilosa bebida alcóolica que deve ser degustada moderadamente e vem tornando a existência dos humanos no planeta mais agradável há possivelmente mais de 10 mil anos, consistindo também, muitas vezes, em parte integrante de cerimônias festivas, bem como de algumas de cunho religioso.

Selecionamos para nossos leitores as melhores adegas e degustações de vinhos na Barra da Tijuca.

Degustação de Vinho: Dicas

O valorizado bairro concentra muitos dos melhores bares de vinhos e adegas na Cidade Maravilhosa. Aqui, listaremos algumas das melhores casas especializadas em vinhos e adegas para degustação da Barra da Tijuca acompanhadas das referidas especificações. Mas antes de ir a uma delas, é importante compreender algumas terminologias básicas.

Degustar ou beber

Uma degustação é uma testagem gustativa, olfativa e visual de determinados vinhos de modo a escolher qual se adequa à preferência do comprador. Um bar de vinhos, por sua vez, é um estabelecimento que vende vinhos, mas não promove necessariamente degustação. O mesmo para alguns restaurantes que também são especializados em vinhos. Como resultado, bares tendem a serem melhores para quem deseja saborear uma ou duas taças.

Diferença entre enófilo, enólogo e sommelier

Enólogo” é o termo que se refere a quem é responsável por todas as diversas etapas da produção da bebida, o que inclui a escolha do melhor tipo de: solo, forma da colheita das uvas, fabricação e armazenamento, em resumo.

Por sua vez, o termo “sommelier” designa a pessoa que trabalha em restaurantes, bares e lojas de bebidas e cuja função é ser responsável pela compra dos produtos e pela elaboração do cardápio, principalmente.

E quem são os “enófilos“?

Enófilos somos todos nós que gostamos da bebida de Baco.

As principais diferenciações entre os vinhos

Vinho branco

O vinho branco é na verdade verde amarelado podendo ser quase dourado e é a bebida alcoólica mais popular do mundo. Não dá para entrar em um bar sem se deparar com uma grande variedade do que o estabelecimento tem a oferecer em termos de vinhos brancos. Podem ser de três tipos: leves, meio-encorpados ou encorpados.

Vinho tinto

Apesar da crença popular, o vinho tinto é mais do que apenas uma bebida que acompanha churrascos ou pratos de carne. Alguns dos vinhos mais prestigiados do mundo são tesouros nacionais em nações como França, Itália e Espanha, por exemplo. Os vinhos tintos também podem ser divididos em três tipos: leves, meio-encorpados ou encorpados.

O vinho tinto é uma bebida muito complexa e cheia de antioxidantes, que ajudam a prevenir o câncer e doenças cardíacas. É também uma grande fonte de flavonóides, que são eficazes no combate à doença de Alzheimer, derrame e cálculos biliares. No entanto, sempre é bom lembrar que deve ser consumido com moderação.

Vinho rosé

O vinho rosé é muito interessante e um dos mais antigos do mundo, e alguns historiadores afirmam que os gregos antigos foram os primeiros a fazê-lo. Também é interessante por causa de como é feito: o vinho rosé é criado por um processo chamado fermentação malolática, o que significa que as bactérias e o fermento trabalham juntos para alterar o sabor do vinho.

O rosé pode ser feito através de três métodos: 1) deixando o suco em contato com a casca de 6 a 8 horas durante a fermentação, 2) fermentando uvas brancas e tintas separadamente e depois da fermentação juntando tudo ou 3) fermentando uvas tintas e brancas juntas. O vinho rosé pode ser leve ou encorpado.

Espumante

O espumante é um vinho que se torna carbonatado através da fermentação na garrafa ao invés da adição de dióxido de carbono. A mousse que é criada pela fermentação secundária muitas vezes forma uma espessa camada de espuma na superfície do vinho. Existem vários estilos de espumantes, de acordo com a quantidade de açúcar presente.

Espumantes são feitos em vários lugares do mundo, ganhando nomes locais e podem ser utilizados três métodos em sua fabricação: Asti (o gás é resultante da fermentação das uvas), Charmat (o vinho já fermentado é novamente fermentado em tanques adicionando leveduras e nutrientes) ou Champenoise (idêntico ao anterior mas fermentado na garrafa, na segunda vez).

Vinho fortificado ou aguardentado

Vinho fortificado é o vinho de uva fortificado com conhaque ou aguardente. Os principais tipos de vinho fortificados são: Porto, Xerez, Marsala, Madera, Madeira e Vermute. A maior parte da fortificação ocorre durante a produção do próprio vinho. A fortificação os deixa bem mais doces porque a aguardente adicionada impede a ação das leveduras.

O fortificado mais famoso é o Vinho do Porto, exclusivamente proveniente do Vale do Douro, no norte de Portugal, e feito a partir de uvas de vindima tardia. Chama-se Porto porque é exportado desde o Século XVII para o resto do mundo pelo porto da cidade do Porto, que deu o nome não apenas à bebida com também ao país europeu.

Vinho botritizado

Este tem como ingrediente secreto um fungo chamado Botrytis cinerea que é capaz de produzir verdadeiras preciosidades junto com uvas maduras e sem ferimentos. O fungo pode ocorrer naturalmente devido a condições climáticas específicas, como madrugadas e manhãs úmidas e tardes de muito sol, mas também pode ser inoculado. Esse vinho possui uma cor dourada única.

Vinho passificado

O processo de desidratação das uvas aumenta a concentração de açúcar, produzindo um vinho muito doce e com alto poder antioxidante. O segredo para a produção dos vinhos passificados é colocar as uvas maduras para secar após a colheita, como ocorre em lugares como França e Itália, principalmente.

Saiba onde e como degustar vinhos na Barra da Tijuca

Se você é um apreciador de vinhos, então prepare-se para conhecer as melhores adegas, bares, restaurantes e degustações de vinhos da Barra da Tijuca, para que possa fazer suas compras e aproveitar as diversas promoções e as melhores ofertas disponíveis!

House of Wine

Com a praticidade de estar bem localizada num shopping da Avenida Armando Lombardi, possui ambiente aconchegante, tem atendimento excelente e oferece ótima variedade de vinhos a preços justos. Normalmente fecha às 22h e está localizada no shopping center Barra Point, na Avenida Armando Lombardi, 350, na Barra da Tijuca. O telefone é (21) 97665-5176.

Serviço:

Endereço: Av. Armando Lombardi, 350 – Barra da Tijuca (Barra Point)
Telefone: (21) 97665-517 6
Facebook: https://www.facebook.com/riowinehouse/
Instagram: https://www.instagram.com/instahouseofwine/
Site: https://houseofwine.com.br/

Grand Cru (VillageMall)

Considerado um dos melhores lugares da cidade para comprar vinhos, a Grand Cru é uma adega que faz uma parceria com o ótimo restaurante Itacoa. Muito em localizada no mais elegante shopping do Rio, tem ótimo ambiente e impressionante variedade de ótimos vinhos. Fica na Avenida das Américas, 3.900, loja 201, no VillageMall, na Barra. O telefone é (21) 3252-2837.

Serviço:

Endereço: Av. das Américas, 3.900, loja 201 – Barra da Tijuca (VillageMall)
Telefone: (21) 3252-2837
Facebook: https://www.facebook.com/grandcruvinhos/?locale=pt_BR
Instagram: https://www.instagram.com/grandcru.villagemall/
Site: https://www.grandcru.com.br/?fbclid=IwAR0b8RVHFIJvDyhv-fZe1fO1yc0Wgvo3EVVXwgUfV42geLBP_TjoubqSH6k

D.O.C Ristorante & Grand Cru Wine Store

Com o diferencial de servir saborosos frutos do mar e carnes assados no carvão, este restaurante italiano gourmet com ótimo atendimento oferece muitas opções de excelentes vinhos. Ali também é possível provar e comprar vinhos. Está muito bem localizado na  Avenida das Américas, B 3500, Bloco 03, Loja A, na Barra da Tijuca. O telefone é (21) 3268-2588.

Serviço:

Endereço: Av. das Américas, 3500 – Barra da Tijuca (Le Monde)
Telefone: 55 21 3268-2588
Facebook: https://www.facebook.com/docristorante/
Instagram: https://www.instagram.com/docmercatorio/?hl=pt

Wine Out Importadora & Distribuidora de Vinhos

O lugar não é grande, mas é um dos melhores para degustar e comprar bons vinhos, com muita variedade e qualidade, incluindo novidades e também vinhos raros. Os funcionários são solícitos, simpáticos e acolhedores. Estacionamento fácil. Está bem localizada na Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3.500 – loja 109, na Barra da Tijuca. O telefone é (21) 97117-9940.

Serviço:

Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3500 – loja 109 – Barra da Tijuca
Telefone: +55 21 97117-9940
Facebook: https://www.facebook.com/wineoutdistribuidora
Instagram: https://www.instagram.com/wineout_distribuidora/?hl=pt
Site: https://wineout.com.br/?fbclid=IwAR2ZQxmEdDo0mfqrmbOPXBQM9jkJ6DmpVumwufQB4pWiCvn-tYYzarSjyVc

Adega Hara

Muito bem localizada em um ponto discreto de uma das avenidas mais importantes da Barra e nas proximidades de diversos estabelecimentos comerciais e bancários, esta bonita loja oferece muitas opções de vinhos de várias procedências. Tem estacionamento bem na porta. O endereço é Avenida Érico Veríssimo, 901, Loja A, na Barra da Tijuca. O telefone é (21) 2493-6161.

Serviço:

Endereço: Av. Érico Veríssimo, 901 – loja a – Barra da Tijuca
Telefones: (21) 2493-616 1 / +55 21 99750-809 1
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100080956525512&sk=about
Instagram: https://www.instagram.com/adegahara/

Lidador (New York City Center)

Contando com todas as facilidades de estar localizada no New York City Center, a tradicional grife oferece grande variedade de vinhos e destilados, bem como de ótimos tira-gostos. Apesar de não ser barateira, a loja é bonita, o ambiente é calmo e o atendimento é excelente, valendo a visita. Fica na Avenida das Américas, 500. Telefone é (21) 3089-1000.

Serviço:

Endereço: Av. das Américas, 5000 – Barra da Tijuca
Telefones: (21) 3089-100 0 / +55 21 96620-7556
Facebook: https://www.facebook.com/emporiolidadoroficial/
Instagram: https://www.instagram.com/adoroolidador/
Site: https://www.emporiolidador.com.br/?fbclid=IwAR2ZQ2m0hVB2TtS3MVs2btW-UyZCIVoa1MgSZkDBBKKVYy0KoP9leajvTNw

A bebida alcoólica mais saudável do mundo.

Degustando vinhos com a mente aberta

A degustação de vinhos é uma experiência deliciosa e gratificante que deve ser compartilhada com amigos e familiares. Com o copo certo, paciência, conhecimento e mente aberta, a degustação de vinhos pode ser uma atividade divertida e gratificante. Desde explorar novas variedades até aprender sobre a história e a cultura da vinificação, há algo para todos descobrirem. Dedicar um tempo para aprender mais sobre vinhos pode trazer alegria, sofisticação e prazer a qualquer reunião ou ocasião. Então sirva um copo e aproveite o mundo do vinho!

De fato, o vinho possui variedades que se encaixam bem em qualquer momento, refeição ou situação. No entanto, sempre é bom consumir um vinho de boa qualidade e, para tanto, utilize este post como ponto de partida para sua próxima escolha ou não deixe de perguntar aos sommeliers dos renomados estabelecimentos aqui indicados. Então sirva um copo e aproveite o mundo do vinho!

Saúde!


 
O que fazer na Barra da Tijuca em 2023
 

You May Also Like