De acordo com informações do Serviço de Meteorologia da Marinha, a ressaca vai permanecer até a madrugada desta terça-feira (31). O fenômeno atinge todo o litoral das regiões Sul e Sudeste e a indicação para os banhistas é que eles evitem o mar agitado.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio deve continuar esta semana. O céu permanecerá aberto e não há previsão de chuva. A temperatura deve ficar entre 12 graus Celsius (°C) e 22°C até sexta-feira (3), quando o frio dará uma trégua.
Ressaca na Barra
Ondas de até 4,5 metros foram registradas no domingo na Barra da Tijuca. Hoje, as ondas chegaram a 3 metros, proximo ao corpo de bombeiros, onde a água já chegou na ciclovia. A ressaca atraiu surfistas, mas afastou banhistas. Os bombeiros não realizaram nenhum resgate ao longo do dia.
Estragos na Zona Sul
Nesta segunda-feira, a intensidade da ressaca diminuiu, mas pela manhã funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) ainda trabalhavam para remover a areia que cobria trechos das pistas da Praia de Copacabana e do Leblon. Segundo a empresa, somente ontem, foram retiradas 65 toneladas de areia que estavam no asfalto nos bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon. No Posto 11, no Leblon, o calçadão foi danificado. Oito quiosques foram interditados e não há previsão para que voltem a funcionar.
A água invadiu a avenida Atlântica em diversos trechos (foto), mas os pontos mais críticos foram na altura do Hotel Copacabana Palace e do Posto 6. O mar fez a faixa de areia de Ipanema quase desaparecer, o que aconteceu no Arpoador.
Surfe
Hoje, o mar estava muito mexido e perigoso, só mesmo para quem tem bom preparo físico e está acostumado a essas condições. O Posto 5 em Copacabana é uma das boas opções (vídeo). Quando o swell diminuir de intensidade, a previsão é de que essa ressaca acerte o fundo e propicie ondas de boa qualidade para a prática do surfe
Fontes:
- diariodepetropolis.com.br
- folha.uol.com.br
- oreporter.com
Ressaca em Copacabana (29/05/2011):