Search Day Night
3837 Followers
Dr. André Freitas Colaneri – Cirurgião Plástico

Cirurgia plástica: preparação adequada é fundamental para sucesso da operação

Total
1
Shares
Tráfego Promo

Dr. André Freitas Colaneri – Cirurgião PlásticoDurante os meses de outono e inverno a procura por cirurgias plásticas chega a ser três vezes maior. Isto porque a temperatura amena diminui o inchaço pós-operatório e facilita o uso das cintas cirúrgicas, tornando o período de cicatrização bem mais agradável do que nos meses de verão. Isso sem falar na possibilidade de curtir a praia no verão com o corpo em forma. O que muita gente esquece, no entanto, é que, mais importante do que a melhor época para realizar as cirurgias, é a escolha do cirurgião plástico e a preparação para o procedimento, a fim de se evitar decepções e minimizar quaisquer riscos que a operação possa oferecer.

Com a popularização das cirurgias e opções de pagamento em até 36 vezes, fica realmente difícil resistir aos apelos do bisturi. Mas é nessas horas que é preciso muita atenção: no caso das cirurgias plásticas, a máxima “o barato que sai caro” não poderia ser mais verdadeira. “As opções mais baratas podem ser atraentes, mas na maioria das vezes são procedimentos realizados num ambiente sem a segurança e a infra-estrutura necessárias. Além disso, é preciso atentar, também, se o médico possui as qualificações necessárias para operar”, diz o cirurgião plástico paulista André Colaneri.

A qualificação a que o Dr. Colaneri se refere diz respeito aos cerca de 11 anos de estudos necessários para que um médico se torne cirurgião plástico, obtendo o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Somente os profissionais com esse título estão aptos a realizar cirurgias plásticas, embora essa não seja a realidade de muitos médicos brasileiros. De acordo com a pesquisa mais recente realizada pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), em 2008, cerca de 97% dos médicos que respondem a processos éticos-profissionais relacionados a cirurgias plásticas no estado de São Paulo não têm título de especialista na área.

Outro ponto essencial para garantir a segurança e o sucesso da cirurgia plástica é o local onde ela será executada. “É importante que a operação seja feita em um ambiente higiênico, para evitar infecções, e com toda a infra-estrutura necessária, inclusive para o caso de acontecer algum imprevisto durante o procedimento”, explica o especialista, lembrando que, por essa razão, os hospitais são mais seguros do que as clínicas, por oferecerem mais equipamentos e o suporte de vários outros médicos em caso de emergência.

Mas os cuidados para uma cirurgia bem sucedida não se resumem à escolha do médico e do lugar de execução do procedimento, indo desde a adoção de uma dieta saudável antes de passar pela cirurgia até o acompanhamento médico e as recomendações do pós-operatório. Foi pensando nisso que o cirurgião plástico André Colaneri elaborou um passo-a-passo com dicas de como deve proceder quem deseja passar com segurança por uma cirurgia plástica:

A escolha do cirurgião

– Antes de escolher o médico que fará a cirurgia, é muito importante checar se ele possui o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o que pode ser feito no site da organização. Verifique, também, se ele responde por algum processo ético-profissional relacionado à prática da cirurgia plástica. Isso pode ser feito junto ao Conselho Regional de Medicina da cidade onde ele atua.

  • Informe-se bem sobre a cirurgia que deseja e faça todas as perguntas que julgar necessárias sobre os riscos do procedimento e do pós-operatório, e se os objetivos serão alcançados. Não tome decisões precipitadas, é importante refletir sobre as consequências e avaliar as expectativas para a cirurgia plástica.

  • Procure conversar com outros pacientes que foram operados pelo cirurgião plástico. Veja se gostaram dos resultados e se foram bem tratados durante todo o processo pré e pós-operatório. Pedir para ver fotos do antes e depois de pacientes operados por ele também é uma boa ideia para analisar resultados dos procedimentos.

  • Avalie se o hospital ou clínica onde a cirurgia será feita é limpo e bem equipado para atender emergências.

Antes de operar

– Para verificar a possibilidade da operação, o cirurgião pedirá exames de sangue e, em determinados casos, como o de pacientes acima de 40 anos, o parecer cardiológico. Esses exames são essenciais para verificar se a pessoa está saudável para a cirurgia.

  • Procure adotar um estilo de vida saudável antes da operação, seguindo uma alimentação balanceada, não fumando e praticando atividades físicas regulares.

  • Outra recomendação essencial é ser totalmente sincero com o seu médico: muitos problemas durante a cirurgia podem ser evitados se todas as informações forem passadas com clareza. Se o paciente usar cocaína ou antidepressivos, por exemplo, não deve esconder isso do cirurgião, pois esses hábitos alteram a resposta aos medicamentos aplicados durante a cirurgia.

O pós-operatório

Os cuidados nesse período dependem de cada tipo de cirurgia, mas em qualquer caso é fundamental seguir à risca as orientações do cirurgião plástico, para que a cicatrização seja tranquila e os resultados obtidos, os melhores possíveis.

SOBRE O ESPECIALISTA

Dr. André Freitas Colanericirurgião plástico
http://www.cirurgiaestetica.com.br

Formado em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), recebeu durante a cerimônia de graduação o Prêmio Departamento de Cirurgia, concedido ao médico de maior destaque na área cirúrgica. Possui especialização em Cirurgia Geral, também pela UNICAMP, e em Cirurgia Plástica, pelo Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz. É Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), reconhecido pelos conselhos federal e regional de medicina, além de ser médico Perito pela própria SBPC. E membro da Associação Médica Brasileira, da Associação Paulista de Medicina, sendo ainda responsável pelo serviço de cirurgia plástica e estética da Clínica Colaneri, em São Paulo. Seu currículo inclui uma extensa lista de publicações, como as presentes no livro Cirurgia plástica – Fundamentos e Arte, na Acta Cirúrgica Brasileira, na Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e na Revista Aesthetic Plastic Surgery. Além disso, possui muitas participações e trabalhos científicos, como congressista, professor e organizador de diversos eventos e cursos da área. Atualmente atende seus clientes em clínica localizada no bairro Vila Mariana, em São Paulo, onde são oferecidas cirurgias plásticas corporais e faciais, além de diversos tratamentos ligados à medicina estética.

Festa Junina

Festas juninas na Barra da Tijuca e adjacências

Vista uma roupa caipira e divirta-se. Se beber não dirija

You May Also Like

O Que Fazer Na Barra Da Tijuca Em 2021

Newsletter Barrazine

O melhor da Barra da Tijuca: Eventos, dicas, novidades, promoções especiais e vouchers exclusivos

Usamos cookies » Política de privacidade
Total
1
Share