Como o psicólogo pode ajudar casais em crise

Como o psicólogo pode ajudar casais em crise

Como a psicoterapia pode levá-los a tomada de decisão para uma vida mais saudável a dois.

Atualizado em fevereiro 21st, 2023 at 12:45 pm

Como o psicólogo pode ajudar casais em crise
themarriagecounselingblog.com

Não importa o tamanho da crise. A psicologia como técnica, é capaz de ajudar um casal com dificuldades, desde que o casal tenha o desejo de passar pelo processo.

O atendimento psicológico de casal é complexo e possibilita uma gama de variáveis a serem analisadas e trabalhadas.

O casal quando chega ao consultório, geralmente se encontra num emaranhado de queixas. Apresenta insatisfações, decepções e mágoas; cabendo ao psicólogo explorar e observar o processo daquela relação, no intuito de trazer à consciência o modo como eles próprios funcionam, a fim de despertar o interesse e o conhecimento do casal pela relação conjugal.

O psicólogo irá ajudá-los a resolver suas dificuldades, restaurando então, o bom funcionamento da relação.

O relacionamento conjugal demanda esforço continuado no sentido de, interagir diretamente e claramente um com o outro, mesmo nas situações que pareçam mais óbvias, sendo assim, é importante compartilhar os pensamentos e desejos para que o outro compreenda a dinâmica de seu parceiro.

Algumas das tarefas do terapeuta de casal são:

1) Incentivar interações mais elaboradas entre os parceiros, desenvolvendo neles as habilidades de observar, enxergar e ouvir o outro, estimulando o respeito entre os cônjuges.

2) Levar à consciência as diferenças existentes e cuidar para que haja a realização de acordos e entendimentos para o futuro.

Estes objetivos somente são alcançados através de intervenções efetivas do psicólogo de forma a dirigir e apoiar mudanças positivas na relação conjugal.

O psicólogo pode sugerir situações experimentais, dentro ou fora do consultório, através das quais possibilite que o casal aprenda novos comportamentos e sentimentos que o levem a uma mudança efetiva na relação.

A terapia não oferece soluções mágicas, mas possibilita o entendimento do caminho que o casal deseja seguir. Nesta busca, pode o casal optar pela relação mais íntima e amorosa ou pelo divórcio. Neste caso conclui que a relação conjugal já não é mais significativa e resolve seguir caminhos diferentes.

Após o processo de terapia propriamente dito, ainda é importante que seja realizada a fase de manutenção, quando o casal fará visitas mensais ao consultório para o reforço e a efetiva fixação do que foi trabalhado na psicoterapia.

Margarida Marques
Psicóloga Clínica
CRP 05/11499

Contatos:
Tel: 21.9193.7378
E.mail: [email protected]
Site: margaridamarquesmonteiro.com


 
O que fazer na Barra da Tijuca em 2023
 

You May Also Like