Search Day Night
3837 Followers
Onda Verde - Coluna De Ecologia Do Barra Zine

‘Onda Verde’, a coluna de Ecologia do Barrazine

Total
0
Shares
Tráfego Promo

Onda Verde - Coluna De Ecologia Do Barra ZineOlá, me apresento aos leitores! Sou geógrafa e amante da vida, das árvores, da natureza, então optei por defender a causa: o nosso “habitat”, o lugar que o ser humano vive e reside, e faz sua história. Trata-se da cidade e seu meio ambiente, que tal? Gostaram desta denotação? O que acham de unirmos os dois em uma só conotação e um só todo: a cidade e os seus aspectos naturais? O que vêm à cabeça quando lançamos esta idéia a nós mesmos?

Seria pouco provável que o homem, em sua grande maioria, aceitasse tal idéia, pois até os dias atuais, não só destruiu como desprezou seu primeiro lugar de vida, a base para toda construção, denominando “falta de progresso” a tudo aquilo que não tivera a interferência feita pelo concreto.

Mas será que no centro das nossas mesas não há um enfeite florido? No nosso jardim, no santo descanso de final de semana, na praia, cachoeira, no bosque ou na montanha, valorizamos sim tal encontro, a união com os elementos naturais tais como se apresentam, e estes nos trazem certamente um pouco de paz – há quem diga até um oásis de paz às nossas vidas!

Isto está ligado à algo importante… é a nossa qualidade de vida! Será que ela se basta e se nutre apenas de aspectos como o da segurança e o do conforto? O que mais nos falta para sermos mais saudáveis e felizes? A resposta é um leque amplo de fatores e todos, sem exceção, relacionados diretamente à natureza e nós nem nos damos conta disso: a alimentação, as emoções humanas em equilíbrio, o prazer em atividades “extracurriculares”, cuidar do corpo, o conforto ao coração. Tudo isso ligado à aspectos naturais da vida, desde internamente – pois somos vida natural pulsando – até externamente, nos rodeando em todo o tempo e lugar.

Se não cuidarmos de todos os aspectos, ficamos doentes. Já está mais do que cientificamente provado, não é mesmo? Portanto, neste prazer de estar começando a falar um pouquinho do “nosso habitat”, aqui no nosso bairro, estou falando da nossa vida também, na nossa casa mais ampla, que é de todos.

Penso que se a gente aprende cada vez mais um pouco a olhar a nossa volta com um olhar integrador e de causa e efeito, descobriremos a cura para tantos males, do concreto ao subjetivo. Vamos com isso dar início a este novo olhar: o da percepção dinâmica, e não estática, sem vida. Uma percepção que vai além do que podemos apenas registrar com nossos olhos como “está feito e pronto-acabou”. Olhando assim, pensamos na melhoria da qualidade da nossa própria vida.

Carolina Merlo &Ndash; Ecologia
Carolina Merlo

 

Agora vamos nessa onda?
Foi um prazer começar!

Carolina Merlo (carolinafmerlo@yahoo.com.br) é formada em Geografia pela UFRJ e cursou Comunicação Social na mesma Instituição, possui interesse na área de Sustentabilidade e Meio Ambiente e é moradora da Barra da Tijuca.

 

 

Slim Clinique Na Barra Da Tijuca

Slim Clinique na Barra da Tijuca e o combate à flacidez

No mês da mulher , o melhor é cuidar muito bem delas!

You May Also Like

O Que Fazer Na Barra Da Tijuca Em 2021

Newsletter Barrazine

O melhor da Barra da Tijuca: Eventos, dicas, novidades, promoções especiais e vouchers exclusivos

Usamos cookies » Política de privacidade
Total
0
Share