A história do Atlérico da Barra da Tijuca começou em 2010, com a criação do Clube Esportivo Yasmim, que envergava camisas em azul celeste e branco e era comandado pelo ex-lateral esquerdo do Fluminense, Lira. O time teve uma excelente campanha e não subiu para a série B por muito pouco, chegando à quinta colocação entre os 27 participantes. A experiência positiva logo na primeira competição profissional alimentou a criação de um projeto mais ambicioso, que viria para se tornar realidade, colecionar vitórias e representar a maior região do Rio, a zona oeste. Assim, em 2012, nasceu o Atlético da Barra da Tijuca.
Hoje, o clube se prepara para estrear na série C do Campeonato Estadual, dia 11 de março, contra o clube União de Marechal, no estádio Eustáquio Marques, em Curicica. É lá que o Barra da Tijuca mandará seus jogos e realizará seus treinos de quarta à sábado. Às segundas-feiras, os atletas treinam a parte física na praia da Barra, em frente ao posto seis, e às terças, as atividades são realizadas na Academia do Carlão, localizada próxima ao Estádio.
Além de sagrar-se campeão da série C do Estadual, o Barra da Tijuca também tem um outro objetivo que impera entre todos os envolvidos: conquistar os torcedores da região. Para o presidente, esta será uma satisfação tão grande quanto a de conquistar o título.
“Queremos fazer parte da vida dos moradores da zona oeste. Nós moramos aqui e sentimos falta de ter um clube que nos represente, que leve o nome de nossos bairros para o futebol. Queremos ser campeões, mas queremos também conquistar os torcedores e dar oportunidade aos jovens da região.” Disse Adilson Coutinho