Não dormir direito, não se alimentar corretamente e não fazer exercícios regularmente, entre outras coisas, podem ser pecados graves contra a beleza.
1. Ignorar o café da manhã e a seia
Saltar uma refeição reduz os níveis de glicose no corpo produzindo hipoglicemia, aumento da insulina e pode gerar cálculos biliares. A solução é fazer 5 ou 6 refeições por dia, comer pouco, mas muitas vezes, porque quanto maior número de refeições menores, mais gasto de calorias.
2. Não consumir legumes e frutas
Eliminar completamente o consumo de legumes e frutas, como alguns regimes para perda de peso recomendam, é muito ruim. Embora seja melhor não os consumir depois das 17h porque tornam-se açúcar no organismo, cinco porções diárias de frutas e legumes devem ser incluídas na dieta. Seu alto teor de frutose compensa a necessidade de comer algo doce, tornando-se o melhor substituto para os doces.
3. Comer depressa
Fazer isso provoca aumento de peso. A solução é fazer as refeições com calma. A primeira parte da digestão do alimento acontece na boca, é preciso saborea-lo, mastigando devagar, assim os nutrientes serão melhor absorvidos e você ingerirá menor quantidade de comida.
4. Saleiro sobre a mesa
O excesso de sódio provoca retenção de líquidos, aumento do volume de sangue, aumento da pressão arterial e faz o coração trabalhar mais. Para evitar isso é melhor priorizar os alimentos com condimentos naturais, que ajudam a suprir a ausência de sal. Evitar alimentos como carnes processadas, por exemplo, que contêm alta concentração de sódio é um bom passo.
5. Fumar
O cigarro contém cerca de 1.500 produtos tóxicos que ressecam da pele, causam olheiras, produzem manchas e envelhecimento prematuro. Apesar de existirem tratamentos anti-envelhecimento, estes não neutralizam por completo os efeitos do tabagismo na oxidação das células.
6. Não fazer exercício
A falta de atividade física acarreta flacidez dos músculos e da pele. A solução: meia hora diária de exercício, que não precisa ser feito necessariamente em uma academia. Caminhar é o exercício mais recomendado por ser fácil, econômico e independente de horário.
7. excesso de bronzeamento
Que o sol é necessário para a pele, é um fato. Sempre usando protetor solar, deve-se tomar sol para ajudar a absorver a vitamina D e o cálcio, para os ossos. No entanto, passar horas sob o sol provoca danos irreversíveis à pele, causa câncer de pele e envelhecimento precoce. Protetor solar diariamente é a solução; deve-se aplicá-lo, pelo menos, duas vezes ao dia e evitar a exposição ao sol entre meio-dia e três da tarde.
8. Falta de sono
O maior pecado é não dormir direito. Isso afeta a liberação de melatonina, substância precursora do hormônio do crescimento. O recomendado é dormir pelo menos sete horas por noite. Se você criar rotinas e horários, conseguirá um sono reparador. Evite ficar acordada entre as 21h e 03h, horário no qual é liberado o hormônio responsável por manter a pele firme e jovem.
9. Não remover a maquiagem
Muitas jovens acreditam que o cuidado com a pele deve ser feito quando “necessário”. Más notícias: a pele começa a perder o frescor aos 20 anos de idade, por isso, quanto mais cedo começarem os cuidados, melhor. Use somente produtos recomendados para você e não os recomendados para amigas e conhecidas, isto funciona.
Limpar diariamente a pele do rosto, pescoço e mãos garantirá uma pela mais fresca e jovial por mais tempo. Lembre-se que o tempo passa e os seus efeitos serão muito perceptíveis se você não se cuidar.
* Alberto Angel Martin é nutricionista, mestre em Bioquímica e professor da Universidade Industrial de Santander (Colômbia).
Fonte: elespectador.com