Homens carecas são mais inteligentes? – pensive man 2021 09 24 03 28 46 utc

Homens carecas são mais inteligentes?

Homens carecas são mais inteligentes: verdade ou mito? Carecas são percebidos pela maioria das pessoas como sendo mais inteligentes, fortes, dominantes, viris e bem sucedidos.

Atualizado em fevereiro 22nd, 2023 at 01:48 pm

Um estudo concluiu que homens totalmente carecas são percebidos pela maioria das pessoas como sendo mais fortes, dominantes, viris e bem sucedidos, em especial pelas mulheres. Afinal, os homens carecas são mais inteligentes?

Isto não seria exatamente uma grande revelação, se considerarmos alguns dos maiores galãs de Hollywood dos últimos tempos como The Rock (Dwayne Johnson), Bruce Willis e Jason Statham, que exibem suas carecas brilhantes há anos em filmes de franquias de sucesso nos cinemas.

Afinal, é verdade que os homens carecas são mais inteligentes?
Será que homens carecas são mais inteligentes? Eis a questão.

O filósofo e jornalista Fabiano de Abreu, membro da Mensa Internacional, que é um clube de gênios com sede na Inglaterra exclusivo dos maiores QI’s mundiais, também é careca e comentou o estudo norte-americano:

“ Entre os meus amigos, ser careca sempre foi sinônimo de ‘zoação’. Não que tenham feito bullying comigo por isso, mas já escutei inúmeras piadas de carecas. Eu comecei a raspar a cabeça muito novo, com vinte e poucos anos, devido a calvice prematura. Na época, procurei alguns dermatologistas e todos diziam que não tinha solução. Cheguei a fazer exames de sangue, que constataram excesso de produção de testosterona como motivo. Levei isso numa boa pois, o lado ruim supostamente seria não ter cabelo, o bom, é o fator masculino aflorado e disposto (risos).”

Se isso tem a ver com o intelecto? Bom, eu acredito na ciência e em seus testes, mas para todos os casos há excessões.

Fabiano de Abreu

Sobre o fato de ser careca ter a ver com inteligência e sucesso, Fabiano é enfático: “se isso tem a ver com o intelecto? Bom, eu acredito na ciência e em seus testes, mas para todos os casos há excessões. Não podemos julgar isso pensando que todos os carecas são inteligentes, bem sucedidos, ou que só os carecas o são, senão bastava a toda gente raspar o cabelo. Na Mensa há pessoas carecas geniais e há pessoas com muito cabelo, que são igualmente geniais (risos)”.

Fabiano de Abreu é considerado uma pessoa dentre os maiores QI’s do Brasil, segundo os testes de admissão da Mensa e avaliações de psiquiatras especializados, e alcançou a maior pontuação no teste de admissão em nível mundial. Hoje é possivelmente o brasileiro mais inteligente registrado com base em pontos de percentil, de 99%, mas não atribui sua inteligência ao fato de ser careca, nem seu sucesso profissional.

Muitos acreditam que mulheres e homens carecas são mais inteligentes. Será verdade? Provavelmente não.
Os carecas são mais inteligentes? Ou acreditar nisso é burrice?

O que é quociente de inteligência (QI)?

O teste de QI é um teste curioso, mas incrivelmente popular, que existe desde o início do século XX. Foi criado por um psicólogo francês chamado Alfred Binet que queria medir a inteligência das crianças na França.

O teste de QI mede a capacidade cognitiva de uma pessoa, pedindo-lhe para responder a perguntas sobre matemática, linguagem e conhecimentos gerais. As pontuações variam de 0 a 200 e são baseadas na capacidade de uma pessoa resolver problemas rapidamente. Pessoas com pontuações mais altas são consideradas mais inteligentes do que aquelas com pontuações mais baixas.

O escopo do teste de QI é bastante impressionante – ele pode medir quase tudo, desde habilidades de resolução de problemas até recuperação de memória. No entanto, suas limitações são igualmente dignas de nota. Pois é, embora seja amplamente aceito como uma medida precisa de inteligência, o teste de QI tem suas restrições. Por exemplo, não leva em consideração a criatividade ou a inteligência emocional e podem ser influenciadas por fatores culturais como idioma, nível educacional e status socioeconômico. Assim, uma pessoa altamente criativa pode ter uma pontuação mais baixa do que outra com imaginação mais limitada.

Portanto, embora o teste de QI possa dizer o quão inteligente alguém é, ele não diz necessariamente nada sobre seu caráter ou habilidades para a vida. É apenas uma maneira interessante de medir o quanto alguém sabe e com que rapidez eles podem pensar – então não leve isso muito a sério!

Sobre a Mensa Internacional

Mensa Internacional é um clube exclusivo localizado na Inglaterra e que reúne as pessoas detentoras dos maiores QIs do planeta. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos aberta somente a indivíduos que pontuaram entre os 2% melhores em todos os testes supervisionados de QI. É considerada a mais longeva sociedade de pessoas de alto consciente de inteligência, foi fundada na Inglaterra em 1946 e, de lá pra cá, já conta com mais de 130.000 membros em mais de 100 países.

Uma vez aceitos no clube, os membros são elegíveis para vários benefícios, como acesso a bolsas de estudos, descontos em produtos e serviços e oportunidades de fazer contatos com outros indivíduos de alto QI.

Entre as pessoas famosas que integram ou integraram em vida esse seleto grupo estão: Arthur C. Clarke (escritor), Isaac Asimov (escritor), Ashley Rickards (escritora), Geena Davis (atriz), Garry Kasparov (enxadrista), Bobby Fischer (enxadrista) e o brasileiro Roger Moreira (cantor). Além disso, possui vários ganhadores do Prêmio Nobel entre suas fileiras, como Herbert A. Hauptman, que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1985, e John M. Coetzee, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2003.

Apesar dos boatos, Stephen Hawking (físico), John Cleese (humorista), James Woods (ator) e Sharon Stone (atriz) jamais integraram essa curiosa sociedade de gênios.

Muita gente acreditam que mulheres e homens carecas são mais inteligentes. Será verdade ou lenda?
Os carecas aparentam ser inteligentes, é fato.

Afinal, homens carecas são mais inteligentes?

Não há evidências científicas que sugiram que a perda de cabelo e o raciocínio estejam relacionados de alguma forma.  Embora seja verdade que pessoas carecas possam ser mais inteligentes do que as que foram folicularmente abençoadas, isso não se deve ao uso excessivo de sua inteligência. Na verdade, as pessoas carecas perdem o cabelo por vários motivos, além do uso excessivo da inteligência. Dieta, genética, uso excessivo de chapéus (ou outros produtos de modelagem agressivos) e estilo de vida podem desempenhar um papel na causa ou agravamento da calvície. Portanto, não se preocupe se você perdeu algum cabelo recentemente – isso não significa que você está pensando demais!

Quer saber mais sobre se os homens carecas são mais inteligentes?

Saiba mais sobre o autor: http://www.deabreu.pt/


 
O que fazer na Barra da Tijuca em 2023
 

You May Also Like